Descobrir - Comida Tradicional

Comida Tradicional


Comida Tradicional

Açorda
Se é apreciador de sopas, poderá provar esta sopa típica preparada com grandes pedaços de pão, alho, azeite, segurelha e um ovo escalfado, tudo em água bem quente.

Espetada em Pau de Louro
Constitui um dos pratos principais da gastronomia madeirense, sempre presente nas festas populares, e consiste em carne de vaca (do lombo) cortada aos cubos, temperada com sal e alho, e assada num espeto de louro sobre a brasa de lenha.

Filete de Espada com Banana Frita
Sendo desde sempre uma região ligada à actividade piscatória, o peixe ganha especial destaque na cozinha madeirense. Entre os pratos de peixe mais característicos da Madeira está o Peixe-Espada com Banana, onde um suculento filete se associa ao mais emblemático fruto tropical desta região.

Carne de Vinho e Alhos
Esta é uma especialidade madeirense confeccionada com pequenos pedaços de carne de porco que são demolhados (de véspera), e depois fritos, em vinagre de vinho, louro e alho.

Milho cozido ou frito
O milho (farinha de milho) cozido ou frito em cubos é regularmente servido com o bife de atum, mas também acompanha perfeitamente outros pratos de peixe ou carne.

Bolo do Caco
Apesar do seu nome, não é um bolo mas antes um tipo de pão muito popular na região, e é servido quente, com manteiga de alho e salsa.

Bolo de Mel
É por tradição preparado na época de Natal, e representa o doce mais antigo e emblemático da Madeira, devendo a sua génese aos tempos em que a ilha assumia-se como importante produtora de açúcar.

É preparado com mel de cana, farinha, erva-doce, fermento, canela, nozes, amêndoas, frutas cristalizadas, entre outros possíveis ingredientes, podendo conservar-se durante um ano. Diz a tradição que nunca deverá ser cortado com faca mas antes com a mão, de forma a melhor preservar o seu sabor.

Broas de Mel
Assim como o bolo de mel, estas também são confeccionadas com o mel que é extraído das canas-de-açúcar e contêm farinha, manteiga, açúcar, canela e noz-moscada. São pequenos doces que podem servir-se com chá, café, ou mesmo para acompanhar um bom licor.

Queijadas
Estes pequenos pastéis de requeijão, ovos e açúcar, são também uma doçaria de referência na Madeira.

Pudim de Maracujá
Delicie-se com esta saborosa mistura entre o doce das natas e do leite condensado e o amargo da polpa de maracujá regional.

Rebuçados de Funcho e Eucalipto
São pequenos e saborosos rebuçados tradicionais em forma cilíndrica com sabor a funcho ou eucalipto. Estes são envolvidos em açúcar fino a fim de evitar que se colem uns nos outros e muitas vezes são usados como calmantes para a tosse.