Descobrir - PR 19 Caminho Real do Paul do Mar

PR 19 Caminho Real do Paul do Mar


PR 19 Caminho Real do Paul do Mar

Ponto de Partida: Prazeres
Ponto de Chegada: Paúl do Mar
Tempo: 1h20m
Extensão: 1.8 km

Este trilho tem início nos Prazeres e finaliza no Paúl do Mar com uma extensão de 1,8 km e a duração de 1h20m, numa altitude entre os 535m e os 35m.

Antes de iniciar o percurso, aproveite para visitar a Quinta Pedagógica na Freguesia dos Prazeres onde pode conhecer algumas plantas aromáticas e medicinais cultivadas neste local, pode observar também alguns animais exóticos e saborear na Casa do Chá as infusões de ervas aromáticas e adquirir os doces tradicionais confeccionados com os frutos de origem biológica.

Logo após inicia a descida pela escarpa entre o Assomadouro nos Prazeres e o cais do Paul, por entre poios agrícolas, suportados pelos muros de pedra, antigamente cultivados em que predominava a cultura de cereais. Actualmente estes socalcos deixaram de ser cultivados estando abandonados.

O nome Assomadouro é dado ao local onde se avista algo de interessante, é sinónimo de miradouro. De facto, a vista que obtém daqui é soberba, pois as paisagens panorâmicas proporcionadas quer à esquerda pela freguesia do Jardim do Mar e quer à direita, pelo Paul do Mar constituem um autêntico deslumbramento.

O “caminho do concelho” é exemplo dos difíceis acessos muitas vezes, percorridos com pesadas cargas às costas, mas a única ligação até à costa marítima, muito importante para muitos e impossível de aceder quando o mar se revoltava. Este trilho constitui um autêntico património histórico, serpenteando a encosta em ziguezague com o piso calcetado em pequenos degraus é testemunha do isolamento das populações antepassadas e dos engenhosos e árduos caminhos construídos pelo povo para ultrapassar esse isolamento.

As quedas de água e a flora endémica exclusiva destas altitudes como o Massaroco (Echium nervosum) e a Figueira do inferno (Euphorbia piscatoria)  contribuem para que o trilho se torne uma verdadeira descoberta.

No final do trilho o caminhante chega ao Paul do Mar, podendo visitar esta freguesia à beira mar e admirar as grandes falésias que a envolvem. Ao percorrer os arruamentos dá-se conta dos vestígios do passado da freguesia.

Em 1912 foi construída uma fábrica de conservas de atum com fins de exportação, surgindo esta indústria num momento de grande abundância de peixe, tornando este local num importante centro piscatório. Actualmente, ainda se observa os vestígios da chaminé da fábrica, bem como das salinas existentes, para além do engenho de cana-de-açúcar e o pequeno porto piscatório com os seus característicos barcos de pesca, mantendo as tradições marítimas.

Prazeres