Descobrir - Levadas

Levadas

Levadas

A Ilha da Madeira é conhecida não só pela sua magnífica e deslumbrante Natureza, assim como as paisagens que a rodeiam. Umas das muitas atracções que a ilha tem para oferecer são as famosas Levadas.

As Levadas remontam ao início da colonização da ilha. São cursos de água à volta da montanha, construídos pelo Homem, com o objectivo de levar água desde as encostas voltas a norte até aos terrenos agrícolas da costa sul.

A Madeira orgulha-se de ter uma vasta rede de veredas e levadas. Actualmente a ilha conta com mais de 200 levadas, entre as quais destacam-se as seguintes: “Caldeirão Verde”, “Caldeirão do Inferno”, “25 Fontes”, “Risco”, e “Balcões”. Nestes percursos, é possível vislumbrar a rica e exuberante fauna e flora endémicas da Ilha da Madeira, assim como a conhecida e apreciada Floresta Laurissilva.

As levadas permitem ao viajante ter um contacto directo com a Natureza, e ao mesmo tempo, observar algumas espécies de aves endémicas como o Pombo trocaz (Columba trocaz), o Bis-bis (Regulus madeirensis) e a Freira da Madeira (Pterodroma madeira). Poderá observar igualmente algumas árvores características da Floresta Laurissilva como o Vinhático (Persea indica), o Til (Ocotea foetens), o Barbusano (Apollonias barbujana) e o Loureiro (Laurus azorica).

Os percursos existentes têm graus de dificuldade variados, o que permite o acesso a públicos diferenciados.

Para efectuar caminhadas é necessário levar equipamento adequado a esta actividade, assim como tomar um conjunto de precauções úteis. A prática destes passeios pedestres ajuda o viajante a relaxar e usufruir do melhor da Natureza. Não perca a oportunidade de passear pelas magníficas levadas da Madeira!

Informações úteis:

- Leve consigo um guia certificado;
- Informe-se devidamente sobre o percurso que vai fazer;
- Certifique-se da duração que implica o percurso e que o finaliza antes de anoitecer;
- Avise no hotel ou a alguém de sua confiança do percurso que irá realizar, prevendo uma hora de chegada;
- Não altere o seu percurso sem avisar;
- Leve consigo alguma comida e água, assim como, alguns agasalhos e um impermeável;
- Leve também uma lanterna e baterias suplentes;
- Faça-se acompanhar de um telemóvel e certifique-se que o leva com a bateria carregada;
- No caso de ser surpreendido por algum obstáculo (pedras, ventos fortes, chuva forte, etc.) retorne ao ponto de partida, não arrisque;

Contactos úteis: 

- Protecção Civil: 291 700 112
- Linha de Emergência: 112