Descobrir - PR 1.3 Vereda da Encumeada

PR 1.3 Vereda da Encumeada


PR 1.3 Vereda da Encumeada

Ponto de Partida: Pico Ruivo
Ponto de Chegada: Encumeada
Tempo: 6h
Extensão: 11.20 km

Este trilho percorre a vereda do Pico Ruivo, desde a Achada do Teixeira até à Casa de Abrigo do Pico Ruivo. Tem inicio na Casa de Abrigo do Pico Ruivo com uma extensão de 11,2 Km e uma duração de 6h. Aqui encontrará a sinalização referente aos seguintes percursos: PR 1 - Vereda do Pico do Areeiro em direcção ao 2º pico mais alto da Madeira (1817 m), PR 1.1 – Vereda da Ilha que desce até à freguesia da Ilha.

Este percurso caracteriza-se por frequentes subidas e descidas em altitudes entre os 1800m e os 1000 metros em direcção à Encumeada. Oferece paisagens de extrema beleza permitindo aos caminhantes atravessar dois tipos de ecossistemas incluídos na Rede Europeia de Sítios de Interesse Comunitário - Rede Natura 2000, sendo estes o Maciço Montanhoso Central e a Floresta Laurissilva.

Ao longo do trilho, é possível transitar do escarpado vulcânico da ilha característico dos andares fitoclimáticos superiores a 1400 m (do urzal de altitude) até aos envolventes cenários cobertos de espécies da floresta Laurissilva como o Til (Ocotea foetens), o Loureiro (Laurus novocanariensis), o Folhado (Clethra arborea), o Sanguinho (Rhamnus glandulosa), o Massaroco (Echium candicans), a Orquídea da Serra (Dactylorhiza foliosa) e a Estreleira (Argyranthemum pinnatifidum).

No percurso são encontradas várias furnas escavadas nas rochas como a Furna da Lapa da Cadela, onde antigamente se abrigavam os homens que por aqui passavam com a principal missão de cortar urzes (Urze das vassouras – Erica platycodon subsp. maderincola e Urze Molar – Erica arborea) para estacaria, lenha ou para produção de carvão vegetal.

Com a proximidade da Encumeada a sensação de estar no centro da ilha aumenta, pois pode contemplar a paisagem panorâmica sobre os majestosos vales do Curral das Freiras, as paisagens a Sul (Serra D´Água) como os vales de São Vicente a norte.

Pico Ruivo