Descobrir - PR 7 Levada do Moinho

PR 7 Levada do Moinho


PR 7 Levada do Moinho

Ponto de Partida: Ribeira da Cruz
Ponto de chegada: Tornadouro, Junqueira
Tempo: 3h30m
Extensão: 10,3 km

O trilho inicia-se na estrada regional E.R.101, junto à Ribeira da Cruz, que separa o Concelho do Porto Moniz do Concelho da Calheta. A partir da estrada tem de subir uma vereda até atingir a levada. Caminhando no sentido contrário ao das águas poderá visitar uma das nascentes que abastece esta levada, para seguir para a Junqueira terá de voltar para trás e seguir no sentido das águas. Tenha em atenção que vai encontrar uma grande quantidade de derivações da levada, que levam água a tanques de rega.

A Levada Grande ou do Moinho, é assim conhecida por ao longo do seu trajecto terem existido vários moinhos de água, dos quais encontram-se as ruínas do moinho das Achadas, moinho das Cancelas e moinho da Levada Grande.

Esta levada foi construída a expensas dos seus utilizadores e só eles tinham direito ao seu uso, é portanto uma levada de hereus. A levada regava toda a zona do Pico Alto, abrangendo a Fajã do Nunes, grande parte da Vila, Fajã do barro, Fajã dos Barbusanos e Arrudal, ao longo do percurso não era permitido o uso de outras águas de poços ou nascentes a montante.

É de realçar o calcetamento do fundo de algumas secções da levada, feito no intuito de impermeabilizar as zonas onde a água se perdia. O trilho termina no sítio do Tornadouro, na Junqueira onde a levada se ramifica.

Como curiosidade destacam-se algumas histórias relacionadas com a utilização da água da levada e de nascentes. Conta a tradição popular que no sítio do Pico Alto existe um lugar na levada conhecido por Anel. Nesse local foi construído, um furo que desviava uma pequena quantidade de água para uso de duas senhoras leprosas que ali viviam, para que estas não contaminassem toda a água da levada. Mais tarde e aproveitando esse furo, foi construído o poço do Anel que rega parte dos terrenos do Pico Alto.

Num local da serra da Ponta do Pargo, no concelho da Calheta, nasce uma nascente designada Madre de Água, segundo os populares foi a última a ser aproveitada. Aquando da reconstrução da levada, encontraram-se os hereus da Levada do Moinho e os hereus da Levada da Ponta do Pargo, causando problemas na construção da ligação àquela nascente. Tendo os Portimonizenses levado figos para a merenda, prontamente ofereceram os frutos aos Pargueiros, alertando-os para o facto de que não deveriam comer as sementes que eram venenosas. Assim enquanto os Pargueiros estavam distraídos a separar as sementes dos figos, os Portimonizenses fizeram uma pequena levada que ligou a nascente de Madre de Água à levada do Moinho. 

Ribeira da Cruz