Descobrir - Jardim Tropical Monte Palace

Jardim Tropical Monte Palace


Jardim Tropical Monte Palace

Área: 67.500m2

Este jardim tem mais de dois séculos de história e possui uma notável variedade florística.

Foi adquirido, em 1987, pelo empresário José Manuel Rodrigues Berardo (Joe Berardo), o qual transferiu a posse desta propriedade para a Fundação Berardo que ele mesmo fundou.

A inauguração ao público aconteceu a 5 de Outubro de 1991 com a nova (actual) designação de Jardim Tropical Monte Palace.

Desde a altura da sua aquisição, o Jardim Tropical Monte Palace tem sido enriquecido com plantas exóticas endémicas de vários países (Cicas e próteas da África do Sul, azáleas da Bélgica, urzes da Escócia, etc.), bem como com plantas indígenas da Madeira (Laurissilva - fetos, cedros, loureiros, etc.).

Aqui poderá desfrutar igualmente do ambiente exótico dos jardins orientais inspirados no budismo.

Para além do seu património florístico, este espaço possui alguns lagos com bonitos e coloridos peixes Koi, originários da China, e no seu lago maior, junto ao palácio, desfilam para os visitantes elegantes cisnes brancos.

Para finalizar este magnífico cenário, poderá observar a sua admirável colecção de painéis de azulejos, os arcos, portais, janelas de pedra e brasões dos séculos XVII, XVIII e XIX, e ainda, um retábulo renascentista, uma janela e um nicho de estilo manuelino.

O seu museu - Museu Monte Palace - possui duas exposições permanentes, uma que inclui uma grande colecção de esculturas de pedra do Zimbabué e outra, representada por uma notável colecção de minerais provindos do Brasil, Portugal, África do Sul, Zâmbia, Peru, Argentina e América do Norte.

Funchal - Monte