Descobrir - PR 1.1 Vereda da Ilha

PR 1.1 Vereda da Ilha


PR 1.1 Vereda da Ilha

Ponto de Partida: Pico Ruivo
Ponto de Chegada: freguesia da Ilha ou Achada do Marques
Tempo: 3h
Extensão: 8,2 km

Este trilho inicia-se na casa de abrigo do Pico Ruivo caracteriza-se por um desnível de 1376 m devendo ser realizado com calma e apreciando a paisagem. Tem uma extensão de 8,2 Km e a duração de 3h, tem início na Casa de Abrigo do Pico Ruivo e fim na freguesia da Ilha.

Depois de subir ao Pico mais alto da ilha seguindo a vereda do Pico Ruivo, desce até à freguesia da ilha. No sítio do Vale da Lapa passará por cima do túnel do Vale da Lapa onde encontra a Levada do Caldeirão Verde que se inicia e retorna ao parque Florestal das Queimadas.

O trilho atravessa dois tipos de ecossistemas que integram a rede europeia de sítios de importância comunitária - Rede Natura 2000: o maciço montanhoso central e a floresta Laurissilva. O primeiro, desde os picos mais altos até aos 1200m de altitude, caracteriza-se pela vegetação herbácea e arbustiva bem adaptadas às grandes variações de temperatura, fortes chuvadas e ventos intensos. Aqui poderemos encontrar exemplares vegetais centenários de Urze das vassouras (Erica platycodon subsp. maderincola), antigamente muito explorados para a produção de carvão vegetal.

À medida que se desce em altitude encontramos uma das florestas indígenas da Madeira – Floresta Laurissilva, localizada na zona de nevoeiros, entre os 1200 e os 400m de altitude. Esta floresta adquire especial importância porque a água dos nevoeiros condensa-se nas folhas das plantas e quando chega ao solo, recarrega as nascentes e as ribeiras.

É ainda provável que aviste o Bisbis (Regulus ignicapus madeirensis), mais pequeno dos pássaros que povoa a Madeira e também o curioso Tentilhão (Fringilla coelebs) que facilmente se aproxima dos caminhantes. Com alguma atenção, poderá avistar o Pombo trocaz (Columba trocaz trocaz), a atravessar os vales mais profundos, onde predomina a floresta Laurissilva.

Sem dificuldades chega ao sítio da Ilha, que ascendeu a freguesia em 1989, pertencendo ao Concelho de Santana. Abrange uma área de 1500 hectares, limitados pelas freguesias de S. Jorge, de Santana e pela divisão dos concelhos de Câmara de Lobos e Santana, estabelecida no cume do Pico Ruivo.

Com uma economia baseada na agricultura, a sua dinâmica social é caracterizada por grandes fluxos de emigração, que ainda actualmente se faz sentir. As terras da freguesia da Ilha outrora foram terras de sesmaria na Encosta Norte, distribuídas aos colonos. O nome de Ilha deve-se a Jorge Pinto que estabeleceu um morgadio em 1556, abrangendo uma pequena área em Santana e outra área maior em S. Jorge, ficando conhecidas por “morgadio da Ilha”.

Seguindo pela estrada é encontrado um pequeno aglomerado populacional, de nome Achada do Marques, caracterizado pelos tradicionais “poios” (campos agrícolas em socalcos) e antigos palheiros.

Pico Ruivo